Glossário.png

Aprenda direto com um Banker!

Quer ser um banker? Fale como um!

 

Conceitos e jargões da indústria

Ação ordinária – são ações que proporcionam participação nos lucros e resultados da empresa emissora, conferem ao titular direito de voto, porém não dão direito preferencial a dividendos.

Ação preferencial – são ações que oferecem prioridade no recebimento de dividendos, geralmente essas ações não concedem poder de voto em assembleia.

ADR – American Depository Receipt - Certificados que representam ações de companhias estrangeiras negociadas no mercado americano. Seu valor de face e os dividendos são denominados em dólar.

Aftermarket - Período de pregão que funciona depois do horário regular. Agente estabilizador Banco de investimento que coordena as operações em nome dos outros bancos de investimento.

Alíquota – é um percentual aplicado para calcular o valor de algum tipo de imposto.

All‑nighter - Jargão da indústria usado para definir quando um banker trabalha durante toda a noite. Também conhecido como “virar a noite” ou “varar a noite”.

AMEX – American Stock Exchange -Também conhecida como ASE, é a segunda maior bolsa de valores dos EUA, localizada em Nova Iorque.

Amortização – extinção de uma dívida por meio de pagamentos feitos periodicamente.

Analista (Analyst) - Na indústria de Investment Banking, o analista (analyst) é o primeiro cargo da carreira. Geralmente, um analista inicia sua carreira como recém‑graduado e permanece na posição por três anos para então ser promovido para associate. Analyst call Ver Conference call ou Earnings conference call.

Aquisição – é quando uma companhia compra a maior parte ou todas as ações de outra companhia para ganhar controle.

Asset‑Backed Security (ABS) - Títulos lastreados por ativos, como financiamentos, leasing, recebíveis, financiamentos imobiliários, taxas de alienação, crédito rotativo, empréstimos comerciais e high yield bonds.

Associate - Na indústria de Investment Banking, o associate é o segundo cargo da carreira. Geralmente, um associate é um analista que foi promovido ou um profissional que conclui um MBA fora do país. O associate permanece na posição, em geral, por três ou quatro anos, para então ser promovido a vice‑presidente (VP).

At IPO – avaliação da companhia considerando o desconto de IPO.

At the money - Opção em que o preço de exercício é igual ao preço de mercado do título a subscrever.

Ativo – é o recurso com valor econômico que um indivíduo, corporação ou país detém ou controla com expectativa de gerar benefícios futuros.

Avaliação por múltiplos – método que se baseia em companhias e transações comparáveis.

Bake off (Beauty contest) - Processo competitivo para a seleção de um advisor.

Balanço patrimonial – documento financeiro que contém os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa a que se refere.

Banco Central (BC) – é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país, por meio da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro.

Bear Market – situação em que o mercado está “decaindo”.

Benchmark – benchmark é um padrão/referência sobre algo ou algum tema.

Best efforts underwriting - Acordo de lançamento (underwriting) no qual a instituição responsável pela operação (underwriter firm) se compromete a fazer o melhor esforço para vender o máximo dos títulos da companhia emissora sem a obrigação de compra destes, caso não sejam alocados no mercado.

 

Beta – coeficiente de medida de volatilidade e risco de uma ação em comparação com todo o mercado.

 

Bid – é uma oferta realizada por um investidor, trader ou dealer.

Bid‑asked - spread Diferença entre o preço de compra e venda de um ativo.

Big caps - Ver Large caps.

Block‑trade - Leilão de grande lote de ações de uma companhia nas bolsas de valores.

 

Blowout -  Venda relâmpago de todas as ações de uma companhia em uma oferta de valores. Ações vendidas nessas circunstâncias obtêm preços mais elevados.

Blue Chip – é uma empresa que é nacionalmente reconhecida, consolidada e financeiramente relevante. Geralmente este tipo de empresa vende produtos ou serviços de alta qualidade que são amplamente aceitos.

BoAML - Bank of America Merrill Lynch.

Bond – é um instrumento de renda fixa que representa um crédito perante a instituição lançadora do Bond. Este documento é lançado pelas empresas que querem captar recursos via mercado de capitais

Book - Conjunto das ordens de compra de um título por potenciais investidores, registradas pelo coordenador‑líder de uma operação (underwriter) que, por ser o responsável pela alocação das ordens do book, também é conhecido por bookrunner.

Bookbuilding – processo de registro de ordens firme de compra com o objetivo de definir o preço de uma oferta pública.

Bookrunner – profissional do mercado de capitais que faz o Bookbuilding.

Break fee - Pagamento feito pela empresa a ser adquirida (target company) para as companhias compradoras quando o processo de aquisição não é concluído.

Budget – orçamento, muitas vezes utilizado para indicar um montante ainda não atingido.

Bulge bracket firm - A principal instituição de um lançamento de títulos (underwriting), também chamada de coordenadora‑líder (Ver Managing underwriter). Definição usada para o grupo de bancos de investimento considerados os melhores, maiores e mais lucrativos do mundo.

Bull Market – é uma condição do mercado financeiro em que os preços estão subindo e a expectativa é positiva.

Bull pen - Área no banco em que trabalham analistas e associates e que não possui divisórias ou salas separadas.

 

Buyout fund - Instituições que investem em LBO (leveraged buyout).

 

Buy‑side - Instituições de investimento como asse managers, hedge funds, mutual funds, fundos de pensão e empresas de seguros que compram uma grande porção de ativos mobiliários para propósitos de money management.

 

Callable bond - Títulos que garantem ao emissor o direito de quitar a dívida antes de sua maturidade.

 

Carve-Out – uma subsidiária se torna independente mas permanece controlada pela empresa mãe.

 

Cash Bonus - Bônus pagos em dinheiro como forma de compensação adicional ao salário, normalmente para premiar o empregado por este ter alcançado algum objetivo específico da empresa ou por sua produtividade.

Cash Cow – é considerada uma cash cow quando a empresa é madura.

Certificado de depósito bancário (CDB) – é um título privado emitido por bancos para captação de dinheiro.

Certificado de depósito interbancário (CDI) – taxa que lastreia as operações interbancárias.

Certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) – título de renda fixa que representa a promessa de um pagamento futuro em dinheiro. São lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais

 

Certificados de recebíveis imobiliários (CRI) – título de renda fixa que representa a promessa de um pagamento futuro em dinheiro. Quem investe em CRI está ajudando a financiar o mercado imobiliário por meio da antecipação de créditos ao setor.

 

Churn – é uma métrica utilizada para calcular o percentual de clientes que cancelaram um serviço.

 

Clube de investimentos - Grupo de, no máximo, 150 pessoas físicas que aplica recursos em uma carteira diversificada de ações, administrada por uma instituição financeira autorizada.

 

Collateralized Debt Obligation (CDO) - Título de companhia investment grade, segurado por vários outros títulos, empréstimos ou ativos. Não são especializados em uma dívida específica, mas normalmente são empréstimos ou referentes a outras dívidas que não hipotecas.

 

Co‑Manager - Banco que auxilia o lead manager de uma oferta de bonds ou ações a acessar potenciais investidores (etapa de marketing de uma distribuição).

 

Comfort letter (Carta de fiança) - Documento assinado pelos contadores da empresa emissora que garante a idoneidade das informações auditadas e não auditadas dos relatórios financeiros da empresa incluídos no prospecto.

Comissão de valores mobiliários (CVM) – autarquia com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

 

Commercial paper - Nota promissória emitida no mercado local ou externo, para captar recursos no curto prazo, com maturidade de 1 até 270 dias.

 

Comparable Same‑Store Sales (SSS) -  Refere‑se à análise de vendas de empresas de varejo. Esse método consiste na comparação do crescimento/ declínio na receita de vendas da empresa relativo ao mesmo período do ano anterior. É usada por investidores para determinar qual a porcentagem da receita resulta de crescimento nas vendas e que porção se refere à abertura de novas lojas.

 

Comparables (Comps) - Técnica de avaliação de empresas (valuation) por múltiplos, também conhecida como avaliação relativa. 

 

Competitive bid (leilão com envelopes fechados) - Processo de venda de uma empresa em que underwriter entrega um envelope fechado que especifica tanto a quantidade como o preço que o comprador está disposto a pagar. O vendedor escolhe a opção que possui melhor preço e condições de contrato, sem oferecer a oportunidade de negociação posterior com outros ofertantes.

Conference call (call) - Reuniões feitas pelo telefone das quais participam mais de duas pessoas na mesma ligação. Podem participar pessoas de diversas localidades.

 

Confidenciality agreement - Ver Non disclosure agreement.

 

Control premium (Prêmio de controle) - Valor adicional ao preço de mercado pago para garantir no mínimo 50% do capital votante de uma companhia. Este prêmio é justificado pela expectativa de ganhos de sinergia, assim como a expectativa de aumento do fluxo de caixa, resultante de redução de custos e acréscimo de receitas geradas pela aquisição.

 

Convertible bond - São títulos conversíveis em ações. É uma forma de a companhia minimizar interpretações negativas por parte de investidores. Por exemplo, se uma companhia pública emite novas ações, os atuais investidores podem interpretar que a nova oferta é uma indicação de que o preço da ação está supervalorizado.

 

Cooling off period - entre o registro da oferta de títulos na entidade reguladora responsável (SEC ou CVM) e o início da oferta aos investidores. Durante esse período, os bancos coordenadores podem enviar prospectos preliminares a investidores qualificados e pegar indicações de interesse (mas não ordens de compra).

Cost of goods sold (COGS) – refere-se diretamente aos custos das mercadorias ou serviços vendidos pela companhia.

 

Credit Default Swap (CDS) - Contrato e acordo de swap no qual o comprador da proteção do CDS faz uma série de pagamentos (chamados de “taxa” ou “spread”) ao vendedor da proteção, e, em troca, recebe o payoff se um instrumento de crédito (normalmente um título ou empréstimo) passar por um evento de crédito (um default, por exemplo).

CS - Credit Suisse.

Custo da dívida – é a taxa juros efetiva que a companhia paga pelas suas dívidas.

 

Custo de equity – é o retorno que os acionistas requerem para permanecer na operação.

 DB - Deutsche Bank.

DCF – Discounted Cash Flow/Fluxo de Caixa Descontado - Método de avaliação de investimento usado para estimar a atratividade de uma oportunidade. O método baseia‑se na projeção de fluxos de caixas futuros descontados por uma taxa (normalmente o custo de capital, que reflete o custo de oportunidade do negócio) para se chegar ao valor presente do investimento, que é considerado para precificá‑lo.

Debênture – tipo de instrumento de emissão de dívida utilizado para captação de dinheiro pelas empresas que são emitidos via mercado de capitais.

Debt Capital Markets (DCM) – setor do mercado financeiro responsável por emitir dívidas (bond e debêntures , por exemplo) para as empresas via mercado de capitais.

Depreciação – é um método de contabilidade utilizado para alocar o custo de um bem tangível ou ativo físico ao longo de sua vida útil ou expectativa de vida.

Derivativos – são contratos que derivam a maior parte de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. São realizados, em geral, com o fim de proporcionar oportunidades para realizações de operações que viabilizem a transferência de risco das flutuações de preços de ativos.

Desconto de IPO – é um desconto oferecido a todas as ofertas aos investidores.

Discretionary fee - Pagamento adicional à taxa (fee) acordada entre a empresa emissora e os coordenadores de uma oferta com o objetivo de recompensar a boa execução e/ou esforços de marketing. Esse pagamento fica a critério da empresa emissora. Uma incentive fee também pode ser paga de acordo com critérios pré‑acordados entre empresa emissora e coordenadores de uma oferta, sendo o critério mais comum o preço da ação no IPO.

 

Divestment (Divestiture) - Venda de um ativo, realizada tanto por razões financeiras ou éticas. É o oposto de investment (investimento). O termo é mais apropriado em contextos específicos, como, por exemplo, no caso em que uma empresa está vendendo uma subsidiária para se focar no seu core business.

 

Dívida subordinada -Tipo de dívida que, em caso de falência, apenas atribui os direitos de seus titulares após a satisfação integral dos direitos dos credores principais.

 

Dual currency bond - Um título de dívida que paga juros numa determinada moeda e o principal em outra moeda.

Due diligence – é uma investigação ou auditoria de um potencial investimento, empresa ou produto para confirmar todos os fatos, deve incluir a revisão dos documentos financeiros.

 

Duopólio – quando duas companhias detêm todo ou quase todo o mercado sobre determinado produto ou serviço.

Dutch auction - Em uma dutch auction, a empresa emissora define a quantidade máxima de títulos que serão vendidas e um preço potencial de tais ações. O investidor que aceitar comprar o título por pelo menos esse preço mínimo estipulado é o ganhador do leilão. Caso mais de um investidor aceite o preço mínimo estipulado pela emissora, haverá uma alocação entre eles.

Earnings before interest and taxes (EBIT) –  é o resultado operacional obtido na DRE após a dedução das despesas com vendas, gerais e administrativas do lucro bruto.

 

Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization (EBITDA) – indica o potencial de geração de caixa, ele é resultado do EBIT acrescido da depreciação e amortização do período.

Earnings conference call (Earnings call) - ver conference call.

 

EDGAR – Eletronic Data Gathering, Analysis, and Retrieval - Sistema eletrônico de armazenamento, análise e recuperação de dados, criado para aumentar a eficiência e acessibilidade das informações necessárias para registro das empresas na SEC.

 

Emerging market/Mercados emergentes - São os mercados de capitais dos países em desenvolvimento e de segmentos com potencial de crescimento.

 

Engagment letter-  de compromisso Contrato que define um acordo entre uma empresa, normalmente atuante na área de consultorias financeiras, contabilidade ou direito, e o seu cliente, para definir as especificações do negócio a ser realizado, principalmente no que tange ao escopo do compromisso e os termos de pagamento.

Enterprise value – é a medida do valor total da empresa, que é a soma da dívida líquida com o equity.

EOD – End Of Day Fim do dia.

 

Equity – geralmente faz referência a shareholders`s equity que são as ações dos acionistas na empresa e que representam a quantidade de dinheiro que os acionistas receberiam se fossem liquidados todos os ativos da companhia e quitados os passivos.

Equity Capital Markets (ECM) – é o setor do mercado financeiro responsável por emitir Equity, seja por meio de um IPO ou Follow-on. 

Equity research - Relatório de pesquisa de uma companhia com o enfoque em ações. Fixed income research é o relatório de pesquisa com foco em renda fixa, ou seja, dívida. Existem ainda os Economic research (relatórios macroeconômicos), Commodities (de commodities) etc.

 

Equity sales - Mesa de operações na qual se realizam vendas de ações pelas corretoras aos investidores. A mesa de equity sales é responsável pela intermediação do relacionamento entre a área de Equity research e os investidores.

Estrutura de capital – uma combinação particular entre dívida e equity, mostra como a operação é financiada.

Euronext – É uma bolsa de valores europeia, fundada em 2000 na fusão das bolsas de Amsterdã, Bruxelas e Paris. Em 2001 e 2002, a Euronext adquiriu uma bolsa de valores de Londres (LIFFE) e a bolsa de Lisboa. Em 2007, o processo de fusão com o grupo NYSE foi concluído, resultando na formação da NYSE‑Euronext.

 

Exempt securities - Títulos que são isentos de necessidade de registros na SEC.

 Fairness opinion - É uma avaliação profissional dos fatos de uma fusão ou aquisição. É feita por analistas ou conselheiros qualificados, frequentemente um banco de investimentos para os tomadores de decisões. O relatório examina quão justo foi o preço de oferta de aquisição.

 

Fallen angel - Um título de dívida classificado como investment grade no momento da emissão, mas que é reclassificado com o status de junk depois que a posição financeira da empresa emissora se deteriora.

 

FCF – Free Cash Flow - Medida de desempenho financeiro calculada pela seguinte fórmula: fluxo de caixa operacional – desembolsos de capital (investimentos) + a variação da necessidade de capital de giro – pagamento de principal de dívida. Basicamente, o fluxo de caixa livre representa o caixa que a empresa é capaz de gerar após satisfazer suas necessidades operacionais.

Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) –  agência federal dos EUA cuja a principal função é garantir os depósitos bancários.

Federal funds rate -Taxa de juros do mercado interbancário (federal funds) nos EUA, utilizada para operações de repasse de recursos por um dia a bancos para atender às exigências oficiais de volume de reservas.

 

Fee - Taxa percentual cobrada pelos bancos pelos serviços realizados.

 

Filling date - Dia em que a firma lançadora (underwriter) entrega a relação necessária de registros obrigatórios junto ao SEC.

 

Financial sponsor - Termo usado frequentemente para se referir a firmas de Private equity que participam ativamente de operações de Leverages Buyout (LBO).

 

Firm commitment (Underwriting firme) - Processo de lançamento no qual uma instituição financeira, ou um consórcio de instituições, subscreve a emissão total, encarregando‑se, por sua conta e risco, de colocá‑la no mercado junto aos investidores.

 

Flipping stock - Prática de comprar ativos no dia do lançamento por oferta pública e vendê‑los em curto prazo, normalmente em 24 ou 48 horas, quase sempre com lucro substancial.

Fluxo de caixa – documento financeiro que mostra a variação do caixa na empresa em determinado período.

Follow‑on offer - Oferta pública de ações adicionais, após a empresa já ter realizado o IPO.

 

Formulário de referência - Documento contábil emitido, anualmente, pelas companhias que atuam no mercado de capitais. Ele reúne as principais informações relativas ao emissor, como, por exemplo, a atividades da empresa, fatores de risco, administração, estrutura de capital, dados financeiros, comentários dos administradores sobre tais dados, valores mobiliários emitidos e operações com partes relacionadas. Está presente nos prospectos de ofertas públicas.

 

Free‑float - Corresponde à parcela de ações que estão em livre circulação para os investidores, ou seja, aquelas que estão efetivamente à disposição para negociação no mercado, excluindo‑se as ações pertencentes aos controladores, diretores e administradores da empresa. Front office É a parte da empresa que lida com clientes, incluindo marketing, sales e departamentos de serviços.

 

Fully diluted shares – número total de ações de uma companhia que estarão disponíveis depois do exercício de todas as fontes conversíveis em ações, como bonds conversíveis e opções.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC) –  fundado em 1995, o FGC é uma entidade privada e sem fins lucrativos que administra mecanismos de proteção a titulares de crédito contra possíveis problemas financeiros de instituições financeiras.

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) – são fundos de investimento nos quais a maior parcela do patrimônio líquido é destinado a aplicações em Direitos Creditórios.

FX – Foreign Exchange - Câmbio.

Greenshoe – possibilidade de aumentar a oferta do IPO em até 15%.

GS - Goldman Sachs.

Hedge funds - Um fundo de investimento agressivo de administração de carteiras (portfólio) que busca prêmios de risco elevados. Esses fundos utilizam‑ ‑se de avançadas estratégias de investimento como alavancagem e posições em mercados de derivativos no mercado doméstico e internacional, com o objetivo de maximizar o retorno ao investimento.

 

High yield bond/debt - Ver Junk bond.

Home Broker – é um sistema que permite a compra e venda de ativos na bolsa de valores através da internet.

Hostile Take-over – quando ocorre a compra de uma empresa que não estava à venda, mesmo que o conselho de administração esteja contra.

Hot Issue – possibilidade de aumentar a oferta do IPO em até 20%.

Índice geral de preços do Mercado (IGPM) – funciona como um indicador macroeconômico que foi criado para medir o movimento dos preços de forma geral. Ele tem o objetivo de ser mais abrangente que outros

índices de mercado pois seu cálculo é baseado em diversos indicadores, como: IPA-M, IPC-M e INCC-M.

Índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) – é utilizado como termômetro para inflação, calculado mensalmente pelo IBGE para identificar a variação dos preços do comércio.

Initial coin offering (ICO) – lançamento de uma criptomoeda.

Insider -  Investidores que têm acesso a informações privilegiadas (insider information), ou seja, informações sobre as atividades das companhias que ainda não foram reveladas ao público. Podem ser considerados como insiders, acionistas controladores, conselheiros, diretores, membros de Conselho Fiscal ou Administrativo, conselheiros técnicos, subordinados e terceiros de confiança das pessoas anteriormente mencionadas.

 

Insider trading - Negociação de ativos por investidores que possuem acesso a informações privilegiadas sobre tais ativos, não divulgadas para o público em geral. Essa negociação é feita em proveito próprio e é prejudicial aos demais investidores.

 

Institutional investors - São organizações que reúnem grandes somas de dinheiro e investem em valores mobiliários, imóveis ou outros ativos de investimento. Os exemplos mais comuns de institutional investor são bancos de investimento, companhias de seguro, fundos de pensão, hedge funds, agentes autônomos de investimento e fundos mútuos.

Investidor anjo – é o investidor que investe em pequenas startups ou empreendedores, geralmente em troca de ações na empresa. Este valor investido muitas vezes é utilizado para alavancar ou suprir as dificuldades nos primeiros estágios do business.

Investment Banking Division (IBD) - Área do banco de investimento que presta serviço de assessoria estratégica que busca adicionar valor para a empresa e seus acionistas pela definição da melhor estrutura de capital e de sua implementação e da reestruturação corporativa por meio de transações estratégicas envolvendo fusões e aquisições.

 

Investment banking/Banco de investimento - Intermediadores financeiros que atuam numa grande variedade de serviços que envolvem desde lançamentos de valores mobiliários (IPOs, Follow‑on), atuando como intermediadores entre as empresas emissoras e os investidores em geral, até fusões e aquisições ou reorganizações de empresas. Também promovem serviços de auxilio às companhias, como, por exemplo, em operações de derivativos, instrumentos de renda fixa, taxas de câmbio, commodities etc.

 

Investor conference call (call) - Evento durante o qual os investidores ligam para a empresa para ouvir os relatórios da administração, seus resultados trimestrais, assim como projeções de lucros e receitas. Os investidores medianos podem apenas ouvir as informações, enquanto os analistas podem fazer várias perguntas para a empresa entrevistada.

 

Investor education - Reuniões realizadas com potenciais investidores pré‑IPO com o objetivo de appresentar a companhia e verificar a demanda pelos títulos a serem oferecidos.

IPO – Initial public offering (IPO) ou oferta pública inicial é o evento que marca a abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores.

Joint Venture (JV) – duas empresas ou mais podem criar uma JV com o objetivo de executar um novo projeto ou um novo negócio. Em uma JV cada uma das empresas participantes é responsável pelos lucros, perdas e

custos associados a operação.

JPM - J. P. Morgan Chase.

Junk bonds - Títulos de dívida de alto rendimento e risco de default elevado, com ratings abaixo de investment grade dados pelas agências de classificação de risco. Também conhecidos como High‑Yeld Bonds, Non Investment‑Grade Bonds, Speculative‑grade bonds.

 

Kick‑off meeting - Reunião entre todos os envolvidos em um processo de fusão, aquisição ou emissão de títulos para dar início ao projeto. Geralmente participam do kick‑off meeting a(s) empresa(s) cliente(s), acionistas vendedores, os bancos, auditores e escritórios de advocacia.

 

Large caps - Termo usado no mercado financeiro para se referir a companhias com valor de mercado superior a US$10 bilhões. É uma abreviação de large market capitalizion.

 

Lead manager/Coordenador líder - Banco de investimento que coordena as operações em nome dos outros bancos de investimento.

 

League table - Um ranking de instituições baseados em determinados critérios, tais como receitas brutas, rendimentos, negociações ou qualquer outra métrica relevante. No contexto de investment banking, as league tables mais conhecidas são aquelas que mapeiam os principais negócios realizados pelos bancos de investimentos, como também aquelas que registram os negócios em andamento (fusões e aquisições) dos vários bancos.

Letra de crédito do agronegócio (LCA) – é um título de capitalização lastreado em empréstimos concedidos a produtores rurais ou cooperativas.

Letra de crédito imobiliário (LCI) – é um título de capitalização lastreado em carteira de empréstimos relacionados ao setor imobiliário.

Level I ADR/ADR Nível I - A forma mais fácil e barata para uma empresa estrangeira captar juros de seus títulos e iniciar a exposição de sua marca no mercado americano. Negociado apenas no mercado de balcão americano.

 

Level II ADR/ADR Nível II - Precisa estar listada numa bolsa de âmbito nacional dos EUA e deve satisfazer todos os requerimentos para registro na SEC.

 

Level III ADR/ADR Nível III - Similar à ADR nível II, com a exceção de que é permitido à empresa emissora realizar uma oferta pública.

Leveraged buy out (LBO) – quando a dívida feita para a compra de uma determinada empresa é assumida pela mesma.

Levered recapitalization (Levered recap) - Ajuste na estrutura de capital de uma empresa pelo aumento de sua alavancagem financeira (endividamento) com o objetivo de pagar um dividendo especial para os acionistas ou recomprar ações da companhia.

 

LIBOR – London Interbank Offered - Rate Taxa de juro praticada entre bancos internacionais, entre bancos e grandes empresas e entre bancos e governos, no mercado do eurodólar. | Taxa de juros do mercado interbancário londrino.

 

Liquidação - É o processo final de uma operação de compra e venda de ações realizadas no pregão da bolsa de valores, quando ocorre a liquidação física (ações) e financeira (dinheiro).

Lock‑up período - Período de tempo após o IPO durante o qual os acionistas e empregados ligados à companhia que detêm uma participação relevante na mesma não podem vender suas ações. É uma forma de garantir que os acionistas que detém uma grande participação no capital da empresa não inundem o mercado logo após o período de negociação inicial, evitando assim problemas de liquidez.

 

Managing Director (MD) - Na indústria de Investment Banking, o MD é o cargo mais elevado da carreira. Geralmente, um MD é um Director que foi promovido ou um profissional com cerca de 14 anos de experiência na indústria. O MD poderá assumir o cargo de Head do grupo de Investment Banking.

 

Managing underwriter - Banco coordenador de um lançamento de título. Market cap Valor de mercado de uma empresa.

 

Mandatory Tender Offer (MTO) - Oferta Pública de Aquisição de ações de companhia aberta (OPA), no Brasil regulada pela ICVM 361/02. Mark to market/Marcação a mercado Metodologia por meio da qual os títulos e valores mobiliários que compõem uma carteira de investimentos são avaliados com base nos preços vigentes no mercado. Nos casos em que isso não acontece e os títulos são avaliados com base em outros parâmetros é possível que seja criada uma nova conta de "perdas não realizadas". Significa contabilizar os ativos pertencentes à carteira dos fundos pelo valor diário do mercado, não pelo valor de aquisição corrigido pela taxa contratada.

Memorandum of Understanding (MOU) - é um acordo entre duas ou mais partes em um documento formal. Não é um documento vinculante, mas indica a intenção das partes em avançar com um contrato, visto como um ponto de partida para negociações.

Merchant banking - Área do banco de investimento que lida com a negociação de investimentos de fundos de private equity.

Mergers and acquisitions (M&A) – fusões e aquisições são processos que ocorrem no ambiente corporativo que visam comprar/vender ou fundir empresas.

 

Mezzanine debt - Quando uma emissão de títulos de dívida híbridos é subordinada a outra emissão de títulos de dívida do mesmo emissor. As mezzanine debts têm instrumentos de ações anexados (normalmente garantias), o que aumenta o valor da dívida subordinada e permite maior flexibilidade ao lidar com os donos dos títulos. São normalmente associadas com aquisições e buyouts, podendo ser usados para priorizar novos donos à frente dos já existentes no caso de falência.

 

Mutual fund - Fundo de investimento Instituição financeira que concentra capitais de vários investidores, com objetivos de investimentos similares, para aplicação em carteiras diversificadas de títulos, valores mobiliários, instrumentos financeiros, derivativos etc.

 

NASDAQ – National Association of Securities Dealers Automated Quotation - Foi a primeira bolsa de valores eletrônica do mundo na qual as operações de compra e venda são realizadas no pregão eletrônico, por computador, e com divulgação das cotações de ações de mais de 5 mil empresas, com sede em Nova York. Opera no mercado de balcão.

 

Non deal roadshow - Um roadshow é caracterizado por uma série de reuniões em cidades diferentes entre executivos de uma companhia e investidores potenciais. Um non‑deal roadshow é somente para que os executivos discutam com investidores atuais e potenciais, sendo que nenhum título será ofertado.

 

Non Disclosure Agreement (NDA) - Um contrato legal assinado entre as partes envolvidas num negócio que determina confidencialidade na relação entre as partes. Essas relações de confidencialidade geralmente referem‑ ‑se a informações que serão compartilhadas entre as partes durante a negociação, mas que não devem circular para o público geral. É também conhecido como Confidentiality agreement.

 

NYSE – New York Stock Exchange - Localizada em Wall Street, Nova York, é a maior bolsa de valores dos EUA, na qual se negociam títulos e ações das principais empresas dos EUA e do mundo.

 

Narket capitalization - é calculado multiplicando‑se o número de ações negociadas no mercado e disponível para os investidores (outstanding shares) pelo preço corrente de mercado de uma ação unitária.

 

Oferta primária – oferta de novas ações.

 

Oferta secundária – oferta de ações já existentes.

Open‑end mutual fund - Um tipo de fundo mútuo que não tem restrições na quantidade de cotas que vai emitir. O fundo emite continuamente novas cotas para o público, de acordo com a demanda, e também recompra essas cotas baseado no valor líquido dos ativos do fundo.

 

Oversubscribed - Situação na qual a demanda numa oferta pública inicial (IPO) excede o número de títulos ou ações que serão emitidos.

 

P/E ratio (price to earnings ratio) – Índice P/L É um índice usado para avaliar o preço da ação em comparação com o lucro líquido gerado por ação, ou seja, é um indicador financeiro para se estimar e comparar o preço de ações. Também pode indicar um período de tempo no qual se determina o período de retorno para o investimento feito inicialmente, de forma que o inverso do P/L nos dá a taxa de retorno do investimento.

 

Par value/Valor de face - O valor que um título ou ação possui no momento de sua emissão.

 

Parent company Matriz - companhia controladora.

 

Pilot fishing - É o pré‑marketing de ofertas públicas iniciais (IPO), no qual o analista de research do banco apresenta a companhia a potenciais investidores para receber feedbacks de como o mercado pode reagir a uma emissão dessa companhia.

 

Pitch book - Apresentação elaborada pelos bancos de investimento, feita pelos bankers para auxiliar o processo de venda de transações ou produtos. Em um pitch book detalham‑se todas as características e deals da instituição financeira (conhecido como credentials), informações sobre a companhia e potenciais transações.

 

Poison pill - Estratégia utilizada por companhias para desencorajar aquisições hostis de ações por parte de outras companhias e investidores.

 

Pooling of interest - Era o método mais popular que as companhias utilizavam em grandes processos de fusão de capitais. A fusão permitia a essas companhias juntar seus ativos do balanço patrimonial, sem a contabilização do intangível, o que resultava em maiores lucros disponíveis para as empresas. Esse tipo de operação não ocorre mais atualmente.

 

Portfolio company - Empresa que é adquirida e gerenciada por um fundo de private equity ou empresa de capital de risco.

 

Portfolio manager - Pessoa (ou pessoas) responsável por investir em um fundo de ativos mútuo, exchande‑traded ou close‑ended implementando estratégias de investimento e administrando o portfólio de negócios do dia a dia.

Post-money – avaliação da companhia após os recursos da oferta.

Precificação - Ato de estabelecer, mediante critérios, o preço de compra ou de venda de uma ação, um título etc.

 

Preliminary prospectus/Prospecto preliminar - Documento que antecede o processo de uma oferta pública de títulos. É registrado na entidade fiscalizadora do mercado de valores mobiliários, cujo objetivo é o de fornecer informações pertinentes para os investidores sobre os negócios da empresa, a administração, as estratégias, os demonstrativos financeiros e a sua estrutura de capital. No prospecto preliminar, o preço de oferta e o spread do lançamento ainda não está definido. O documento é conhecido nos EUA como red herring.

 

Pre-money – avaliação da companhia antes dos recursos da oferta.

Primary offering/Oferta primária - Ocorre quando a empresa emite novas ações e o dinheiro proveniente da emissão é investido na empresa.

 

Principal‑only class - Um título de renda fixa no qual o portador só é habilitado a receber pagamentos regulares que derivam de receitas de pagamento de principais de um conjunto de empréstimos subjacentes.

 

Private equity - Investidores ou fundos de investimentos que investem essencialmente em empresas privadas, com o objetivo de alavancar seu resultado e, consequentemente, seu valor. Capital para private equity é levantado a partir de investidores de varejo e institucional, e é utilizado para financiar novas tecnologias, expansão de capital de giro dentro de uma empresa estatal, fazer aquisições ou reforçar o balanço. A maioria dos private equity consiste em investidores que podem comprometer grandes somas de dinheiro por longos períodos de tempo.

Private placement - Venda de novos títulos para um pequeno grupo de investidores qualificados em oposição à emissão pública. Esses títulos não precisam ser registrados na SEC.

 

Project finance  - Financiamento de projetos de investimentos industriais, de infraestrutura de longo prazo e serviços públicos baseado numa estrutura financial sem recursos ou de poucos recursos, em que ações e dívidas usadas para financiar o projeto são pagas pelo fluxo de caixa gerado pelo próprio projeto.

 

Prospectus/Prospecto definitivo - Documento requisitado e registrado na SEC, que fornece detalhes aos investidores sobre a oferta pública e sobre as condições da empresa emissora. É distribuído ao público e lançado normalmente depois de fechado o negócio, em substituição ao prospecto preliminar, contendo detalhes como o número exato de títulos emitidos e o preço exato de oferta.

 

Proxy fight (Proxy battle) - Quando um grupo de acionistas é persuadido a juntar forças e reunir proxies de acionistas suficientes para ganhar um voto corporativo. Esse termo é muito usado no contexto de mudança de controle de uma empresa por compra de ações.

 

Public Information Book (PIB) - Recurso interno dos bancos de investimento que reúne informações históricas e de transações de uma indústria ou empresa potencial. É uma ferramenta de pesquisas normalmente mantida na biblioteca de um banco de investimento.

 

Qualified institutional buyer -  Instituição financeira que possui no mínimo US$ 100 milhões em títulos investidos. Para operadores registrados, requer‑se um valor de US$ 10 milhões.

 

Quiet period - No contexto de um IPO, é o período no qual uma empresa emissora está sujeita a uma interdição, pela SEC, de fazer promoções publicitárias. Geralmente, esse período dura entre 40 e 90 dias após o IPO. (Ver Coolinf‑off Period).

 

Rain maker - Normalmente utilizado para corretores que conseguem trazer para a firma clientes afortunados e empresas com grande patrimônio, gerando mais lucros para sua corretora.

 

Rating - É uma classificação efetuada por uma empresa independente especializada em avaliação de risco. No caso das debêntures, avalia‑se a probabilidade de a companhia emissora não honrar os compromissos financeiros assumidos na escrituração da emissão.

 

Rating agencies/Agências de avaliação - São agências de classificação de risco, como Fitch, Moody´s e Standard & Poors.

 

Red herring - Prospecto preliminar. Ganhou esse apelido no mercado americano porque algumas letras da capa do documento são impressas em vermelho.

 

Regulation S (Reg S) -  É uma regra da legislação de mercado financeiro americano que define que quando uma oferta de valores mobiliários é executada em outro país não está sujeita à obrigação de registo previsto na seção 5 da Lei 1.933.

 

Regulatory relief - A tradução livre é “alívio regulatório”; acontece quando uma medida é tomada com o objetivo de atender a uma demanda de um agente regulador ou CADE.

 

Repactuação - Mecanismo utilizado pelas companhias emissoras de debêntures – quando previsto na escritura de emissão – para adequar seus títulos às condições vigentes no mercado. Na repactuação, a emissora está obrigada a recomprar os títulos dos investidores que não aceitarem as novas decisões propostas.

 

Research analyst - Profissional do mercado financeiro com experiência em avaliação de investimentos, que faz recomendações de compra e venda de títulos ou ações. São também conhecidos como analistas financeiros e normalmente trabalham em corretoras de ações, fundos de investimentos ou firmas de aconselhamento financeiro.

 

Restricted securities - Um valor mobiliário que não foi registrado na SEC (Securities and Exchange Comission) e por isso não pode ser vendido publicamente. Esses valores frequentemente entram em portfólios de investidores institucionais por meio de colocações privadas, e estão sujeitos a um período de restrição de venda por um ano e, às vezes, são registrados em uma data mais à frente para poderem ser vendidos.

 

Rights offering -Direitos de subscrição, no qual os acionistas de uma companhia possuem o direito de comprar um número adicional de títulos a um preço definido (geralmente a desconto) por um período fixo.

 

ROA – Return on Assets - Medida de lucratividade de uma companhia. Seu cálculo é feito pelo quociente entre as receitas líquidas e o total de ativos da empresa.

Roadshow – período em que é realizada a divulgação do IPO em todo o mundo.

 

ROE – Return on Equity - Medida de eficiência da companhia que avalia o quanto a empresa consegue gerar de lucro dados os recursos oferecidos pelos acionistas.

Roll-up – estratégia adotada de aquisições sucessivas para aumentar o tamanho de uma empresa de maneira não orgânica.

Rule 144 - Lei que rege a venda de títulos restritos (restricted securities) adquiridos por colocações privadas (private placing).

 

Rule 144A - Regra endereçada à venda privada de restricted securities entre instituições compradoras qualificadas.

 

Sales & Trading (S&T) - Uma das funções‑chave de um banco de investimentos. O termo se refere às diversas atividades relacionadas à compra e venda de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.

 

Sarbanes‑Oxley - Act of 2002 - Impõe obrigações e penalidades para companhias abertas que não estão em conformidade com as leis do mercado financeiro. A lei impõe regras de governança corporativa, entre as quais a certificação das demonstrações financeiras pelo CEO e pelo CFO. Além disso, estabelece regras de transparência nos atos societários e demonstrações financeiras e obriga a SEC a revisar os informativos divulgados ao mercado uma vez a cada três anos. É uma forma de ampliar as penalidades associadas a fraudes e crimes do colarinho branco.

 

SEC – U.S. Securities and Exchange Commission - É a instituição que regula o mercado de títulos e as bolsas de valores americanas.

 

Secondary offering/Oferta secundária - Ocorre quando a empresa vende ações existentes e o dinheiro proveniente da emissão é distribuído aos acionistas detentores dessas ações.

Securitização - Operação financeira que faz a conversão de um empréstimo (dívida) e outros ativos em títulos negociáveis (securities). Chamamos de securitização o ato de, por exemplo, pegar um empréstimo, dividir em partes, transformar em títulos negociáveis e vender estes títulos a investidores.

 

Securitização de recebíveis - É a transformação de um recebível (um título cujo valor será recebido num momento futuro) em títulos negociáveis para vendê‑los a investidores. Um dos objetivos da securitização de recebíveis é a redução do risco da carteira de investimentos, ao mesmo tempo em que aumenta a possibilidade de rentabilidade para o investidor.

Selic meta – é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros.

Sell side - Departamentos de research e corretoras que vendem valores mobiliários e fazem recomendações para investidores.

 

Senior debt - Uma obrigação ou outro tipo de dívida que tem prioridade sobre outros títulos de dívida vendidos pelo emissor.

 

Shareholders Acionistas - aquele que detém ações de uma companhia ou de fundos múltiplos. Também conhecidos como stockholder.

 

Shelf registration - Uma regulação que permite a uma empresa emissora arquivar um documento de registro junto a SEC, indicando que pretende vender certa quantidade de valores mobiliários dentro de um período de três anos. Ou seja, é permitido que a empresa faça todo o registro da nova emissão, segundo os requerimentos necessários junto à SEC, sem que a oferta ocorra imediatamente após o registro. É conhecida como Rule 415.

 

Sign in bonus - Bônus pago a um funcionário em sua contratação.

Sindicato – bancos que coordenam a oferta.

Small caps - Refere‑se a ações com baixo valor de mercado. Essa definição pode variar entre as diferentes corretoras, mas, geralmente, refere‑se a ações de companhias cujo valor de mercado está entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões.

 

SocGen - Société Générale.

Spin-off – empresa subsidiária se torna independente e sem vínculos com a empresa mãe porém a base de acionistas de ambas é a mesma.

Split up - Elevação do número de ações representantes do capital de uma empresa pelo desdobramento, com a correspondente redução de seu valor nominal.

 

Split-off – empresa subsidiária se torna independente e sem vínculos com a empresa mãe e os acionistas têm que escolher ficarem com ações da subsidiária ou da empresa mãe.

Stabilization - No lançamento de novas ações, o managing underwriter pode ofertar os títulos ou ações no aftermarket para garantir uma manutenção no preço ou um preço suporte.

 

Sucess fee/Taxa de desempenho (performance) - Taxa percentual cobrada pelos bancos sobre uma parcela da rentabilidade do fundo de investimento que exceder a variação de um determinado índice previamente estabelecido. Ex: Se a taxa de desempenho é de 25% sobre o IGPM, significa que este percentual será cobrado sobre os rendimentos que ultrapassarem a variação do IGP‑M no período.

 

Tag along right - Direito de venda conjunta.

Taxa interna de retorno (TIR) – ela demonstra percentualmente o quanto um projeto de investimento rende. É a taxa que zera o valor presente líquido.

Tombstone - Um quadro de anúncios que aparece nas seções financeiras de jornais ou revistas apresentando detalhes a respeito de novas emissões de valores mobiliários, além das instituições financeiras envolvidas no processo, em ordem de importância.

 

Total comp (Total compensation) - Total de remuneração recebida por um banker em um ano, é a somatória do salário anual e o bônus.

 

Total Enterprise Value (TEV) - Uma valorização dada para comparar empresas com níveis de dívida diferentes. O cálculo é feito pela soma do market capitalization da empresa, a dívida na qual incidem juros, ações preferenciais e a subtração de sobra de caixa.

 

Tracking stock - Ação de monitoramento emitida por empresa controladora que é relacionada a apenas uma subsidiária específica ou unidade de negócio. Objetiva separar o valor da unidade de negócio sem separar a empresa da companhia controladora.

 

Underwriter - Instituição financeira, normalmente um banco de investimento, que compra títulos ou ações (valores mobiliários) diretamente da empresa emissora e os revende para investidores no mercado secundário.

 

Underwriter spread - Diferença entre o preço que a instituição financeira paga para a emissora e o preço que ela recebe dos investidores.

 

Underwriting agreement - Contrato que estabelece as relações entre a empresa emissora e o grupo econômico responsável pelo lançamento (underwriters). Estão incluídos nesse contrato o tipo de lançamento que será realizado, a forma de remuneração do underwriter, o preço de oferta e o número de ações ou títulos que serão lançados.

 

Underwriting discount - A porcentagem de desconto sobre o preço de oferta que a firma lançadora obtém da empresa emissora.

 

Underwriting syndicate - Grupo financeiro que está envolvido no lançamento dos valores mobiliários. Cada membro desse grupo se compromete a comprar uma parcela desses novos valores. Há ainda o grupo vendedor que ajuda na venda das emissões, sem incorrer risco.

 

Underwriting/Lançamento - Operação de distribuição primária de títulos (ações ou dívida). Tal processo é conduzido por uma instituição financeira (banco de investimento ou múltiplo, corretora ou distribuidora de valores mobiliários) – coordenadora líder, conhecida também como underwriter.

 

Valuation - Técnica empregada para definição do valor para um determinado ativo, seja ele uma empresa, um projeto ou simplesmente um imóvel.

Volatilidade – em mercado financeiro volatilidade significa o quanto o preço de determinado ativo oscila com relação a um parâmetro.

Voluntary tender offer - Oferta pública de aquisição de ações não obrigatória.

Write‑off - Escrituração de uma perda decorrente de uma dívida não paga. Em finanças internacionais, o write‑off implica a eliminação ou a desvalorização da dívida externa de um país.

Yield - Taxa de retorno de um investimento de capital, também chamada de taxa interna de retorno.

 
 
 
 
 

Expressões do cotidiano

Abordagem – approach

Ações - shares

Atraso – delay

 

Chefe – boss

Conselho – advice

Começar – startar

Convite – invite

Crescimento - growth

Dia de folga – day off

Dia informal – casual day

Empreendedor - entrepreneur

 

Etapa - step 

 

Funcionar – performar

Gerente – manager

Habilidade – skill

Ideia – insight

Inscrição – Application

Ligação – call

Linha de frente – cutting edge

Marca - brand

 

Mentalidade – mindset

 

Negócios – Business

Opinião/comentário - feedback

Orçamento – budget

Palestra – lecture

Prazo – deadline

Rede social profissional – networking

Reunião – meeting

Reunião individual – 1 on 1 meeting

 

Startups que atingem cuja avaliação do preço de mercado supera 1 bilhão de dólares – unicorn 

Taxa de juros aplicada por bancos nos contratos de crédito - spread

 

Trabalho remoto – home office

Como deve ter notado, muitas das atividades na indústria de Investment Banking acontecem em inglês. Confira o link sobre a importância da língua inglesa.