Linha de crédito, onde estás?!

Atualizado: 26 de Fev de 2019

Tenho acompanhado através de clientes e amigos a pressão dos bancos nas empresas, principalmente com relação às linhas de crédito de curto prazo. O custo do capital de giro está bastante caro, cerca de 20% a.a. quando o empresário tem a "sorte" de renovar a linha de crédito.


Menores vendas e uma inflação galopante reduzem substancialmente as margens das empresas.


Menores margens, menor geração de caixa, maior dificuldade para financiar a operação pela própria operação. Alternativa? Capital de terceiros... que vai incorrer em juros e aniquilar o restinho de caixa que a empresa tinha a expectativa de gerar.


Não tem solução? Claro que tem! A solução é reduzir custo, entrar no osso e recuperar aquela rentabilidade antes que seja impossível reverter a estrutura de capital. Quem tem dinheiro, pode aumentar o capital da empresa e aproveitar as oportunidades que a crise apresenta, como pre-pagar fornecedores em melhores condições ou dar mais prazo para os clientes para aumentar vendas.


Aqueles que tiverem imóveis próprios podem buscar alternativas de financiamento que oneram o ativo fixo da empresa, em vez de onerar a operação. Uma operação de "venda para alugar", do inglês "asset sale-lease back", é só UMA DAS ALTERNATIVAS.


Com a entrada do Eduardo Cytrynowicz como sócio na Saint Paul Advisors, passamos a ter um expertise do setor imobiliário ímpar, e agregamos uma sofisticação de estruturação de soluções envolvendo Real Estate que não tínhamos. Estamos animados em poder ajudar nossos clientes e amigos também sob esta ótica.


Vejam matéria da jornalista Carolina Flauzino do Portal Crédito e Cobrança – Cliente S.A. com a minha contribuição que discorre um pouco sobre a questão de crédito atual: http://www.portalcreditoecobranca.com.br/estatistica/60427/e-preciso-cautela/ler.aspx


Apertem os cintos que 2016 está chegando. Muitos esperam 2015 acabar para ter um respiro, mas não sei se vai dar tempo. Me parece que 2015 é um ano de 24 meses e ainda faltam 12 para acabar...


Qual sua perspectiva para 2016?


José Securato é Sócio-Fundador da Saint Paul Advisors, uma boutique de M&A.


Quer publicar com a gente? Envie seu artigo para Investmentbanking.com.br@gmail.com

14 visualizações

Contate-nos

Faça parte do nosso Mailing

Nos acompanhe nas Mídias Sociais

  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone