Trilha Especializada em Investment Banking

Depoimento de um Aluno

Carreira em Finanças e IB - Por onde começar?

Introdução ao Investment Banking

               O mundo financeiro possui suas peculiaridades. Está na faculdade? Procure um estágio o quanto antes; cada dia a mais de experiência prática conta, e você não vai querer ficar para trás. Foi assim comigo; apesar de me formar em Business com ênfase em Finanças nos Estados Unidos, não fiz estágios em áreas correlatas e tive que enfrentar uma dura barreira para ingressar no mercado de trabalho brasileiro. O que você está prestes a ler é a minha experiência ao fazer o curso de Investment Banking do InvestmentBanking.com.br

          Um fato: a experiência é mais importante do que suas notas. Paradoxalmente, em um mundo de premissas e previsões, o que conta são os resultados práticos e objetivos. Por isso, os conceitos que você sabe serão inúteis se você não conseguir aplicá-los ao mundo real com consistência. Isso é Investment Banking; e por isso, a trilha de IB disponível na plataforma do Tabula é um “boost” de técnica e prática para quem quer começar muitos passos à frente!

                       Por onde começar? Em muitas áreas profissionais, aconselham-se os aspirantes a entrar primeiro, experimentar, e somente então decidir se realmente aquilo é o que querem para a vida. Você não vai querer fazer isso em IB; as primeiras aulas da trilha tratam exatamente disso: entenda o que é uma carreira em IB antes de entrar, ou suas chances nas entrevistas serão mínimas. Por que Investment Banking? Esteja preparado para responder... E foi exatamente para isso que o primeiro módulo foi pensado.

                Começando com um glossário de conceitos principais, o professor Securato abrange em termos gerais o novo vocabulário com o qual você terá que se habituar, explicando conceitos e aplicações práticas para os termos. Em seguida, ele abre o leque de carreiras em finanças para ampliar os possíveis campos de atuação na área e só então aprofunda no modelo atual de uma carreira em IB. Por último, ainda apresenta dicas práticas para uma entrevista em IB.

Enfim, rumo à contabilidade e matemática financeiras...

Fundamentos: Contabilidade Básica e Matemática Financeira

               Aqui, a trilha testa os quesitos técnico do aspirante na prática. É notável a expertise do professor Dr. José Roberto Securato nos princípios da matemática tradicional, o que dá a ele uma didática única nos conceitos da matemática financeira. Ainda que você já seja familiarizado com os conceitos apresentados, a visão, conhecimento profundo e técnica do professor ao ensinar proporcionam uma iluminação incrível sobre os conceitos e suas aplicações. É visível, também, sua experiência no setor financeiro pelos exemplos que ele dá.

 

                O próximo curso também supera expectativas. A dinâmica da aula do professor Walter é muito fácil de acompanhar porque ao conceituar de forma objetiva e simples, e depois nos levar para uma situação com relatórios reais de maior complexidade, ele consegue colocar o aluno em uma posição clara diante da quantidade de informações dos balanços e DREs. Utilizar o excel nas análises vertical e horizontal trouxe o conteúdo para bem próximo da prática usual e os comentários do professor esclareceram a utilidade de tais análises.

 

                 O curso de Demonstrações Financeiras, pelo professor Piellusch, possui um conteúdo bem completo e didática bem simples e conceitual, focando no coração dos princípios e não em “decoreba” contábil, o que torna o conteúdo muito mais prático e direto. O método consiste em simplificar a parte conceitual no âmbito teórico e expandir o conteúdo no âmbito prático. Ao introduzir fatores como ciclo de vida da empresa nos benchmarks, o professor proporciona vários insights e caminhos para uma análise séria e pertinente.

Valuation

            

            Bom, chegamos à parte mais esperada: O Valuation!

            Primeiramente, os detalhes para aperfeiçoar o modelo e dar uma estrutura robusta para análises significativas ficam por conta da aula de engenharia do modelo. Este curso foi definitivamente pensado para quem usa os modelos por horas consecutivas, porque ensina a tornar o trabalho mais eficiente, tirando as distrações que erros de digitação e fórmulas do Excel podem trazer. As palavras chaves são: Encadeamento, automação e (não podia faltar) consistência!

        Detalhes desde cores, fórmulas e dicas para criar relações entre abas e células, incluindo a circularidade de um modelo, ajudam a passar todas as intenções do usuário de Excel para a planilha com lógica, segurança e rapidez.

          Um passo mais a fundo, aprendemos como decidir sobre as premissas macroeconômicas mantendo a (você adivinhou) consistência! Quais são as fontes mais confiáveis? Onde encontro os famosos benchmarks? Nessa aula aprendemos na prática como manter a solidez de nossos argumentos macroeconômicos.

          Em seguida, vamos à parte mais polêmica e discutida, com razão: O Valuation. São 19h de aulas para serem digeridas em no mínimo mais 20h de prática e testes. O curso não perde a essência prática; pelo contrário, eleva a experiência a outro nível. Você já viu um modelo profissional utilizado por bankers em situações REAIS? Bom, eu vi, e aprendi os mecanismos e práticas mais sólidas de mercado para chegar lá por conta própria.

           Os modelos incluem criação e análises de transaction e trading comps, modelos de fluxo de caixa descontado e dividend discount model, tornando a aula completa para seus efeitos.

 

          Com referências bibliográficas respeitadas mundialmente o professor Securato Jr. leva os alunos para uma jornada ensinando os aspectos práticos dos conceitos estudados e o design de modelo aceito pelo mercado. Sabe aquela sensação de quando as contas estão certas e o balanço fecha? Acompanhando as aulas com a mão-na-massa não vai demorar muito até você senti-la. O mais interessante é observar as variações com tabelas de sensibilidade testando a consistência das premissas e apontando os erros que precisam ser corrigidos.

          Enfim, chegamos ao tão comentado e mal-entendido beta. O curso vai direto ao ponto com um conteúdo 100% mão-na-massa. Você pode, como eu fiz, acompanhar as aulas enquanto cria sua própria planilha para o cálculo do beta. As dicas de formatação, fórmulas do Excel e separação de “tiers” praticamente desenham a trilha do beta com muitos bônus e checkpoints (para quem pegar, é claro). A dinâmica da Prof. Flavia deixa o curso leve e prático.

 

          O que falta agora? A prática nunca é demais; então, temas como IB em tempos de crise fazem a conexão entre os conceitos, a prática e a atualidade, fechando um circuito de treinamento completo. Pra ficar melhor, é só reforçar esse círculo, e é pra onde vamos agora.

Mergers & Acquisitions

          Ao aprofundar no M&A, o famoso “Misery and Agony” do professor Securato Jr., a trilha apresenta um conteúdo voltado para a apresentação e dia-a-dia de um banker. Se você chegou até aqui e ainda quer que M&A faça parte da sua rotina, parabéns, você é muito corajoso(a), e faça parte do grupo de M&A no Linkedin.

          O professor Securato Jr. pontua conceitos lógicos e práticos para o desenvolvimento de uma apresentação de M&A – Pitchbook – acompanhado do clássico teor “mão-na-massa” e experiência própria, que enriquece muito o conteúdo. O professor revela as políticas de relacionamento e apresentações de dentro para fora, mostrando como a apresentação nasce e se desenvolve dentro da hierarquia de um banco ou boutique de investimentos – uma grande curiosidade dos aspirantes que ainda não estão inseridos no mercado.

Mercado Financeiro

           Por fim, o curso dá um gostinho do porquê e para que todos esses conceitos: O mercado financeiro. Tudo gira em torno da transferência de recursos para aplicações mais ou menos rentáveis correndo mais ou menos risco, e há grandes agentes impulsionando a amada e odiada “mão invisível do mercado”. O domínio do professor Dr. Securato é evidente em cada explicação. Ele evidencia de maneira simples e objetiva as principais divisões do mercado financeiro e a lógica das previsões referentes ao mercado brasileiro.

               Ao observar a ausência de financiamento de longo prazo para empresas no Brasil, ele pontua algumas causas e efeitos desse cenário que fomentam uma série de ideias e desperta o interesse do aluno. O storytelling do Dr. Securato é cativante! O caminho usado para construir o conceito de mercado de capitais no curso foi uma aula completa de história da economia. Nunca pensei que diria isso sobre uma aula de história, mas é sensacional!

Conclusão

               Você acha que consegue? Estou certo de que ao chegar no fim dessa trilha você vai ter convicções claras a respeito do mundo do IB, e se é isso o que você quer para sua vida. Para mim, cada parte dessa jornada foi um grande mergulho na aplicação prática de princípios de finanças e um passo para o autoconhecimento. Aprendi; cresci; portas se abriram; e o mesmo desejo a você!

Conheça a trilha na íntegra clicando AQUI!