Your Equity Story

As 3 coisas que não te diferenciam de absolutamente ninguém!

         Preparar curriculum, enviar curriculum. Dinâmicas em grupo, entrevistas, questionários e mais entrevistas. E a esperada proposta de emprego/estágio não chega? Calma, ela vai chegar. Mas não sei o que é mais frustrante: ser eliminado no começo do processo, ou ser um dos finalistas e sair de mãos vazias? Não tenha dúvidas... ir longe é melhor!

Qual a sua estratégia para ir longe em um processo de seleção?

         Networking é vitrine - se exponha! Você não vai conseguir nada "ficando na toca". Com a internet e as mídias sociais você pode até conquistar isso do conforto da sua casa: pesquise os websites das empresas, conheça o mercado, conecte-se com os profissionais relevantes. Mantenha-se informado e se for ousado, seja relevante: produza e reproduza conteúdo relacionado com as matérias do seu interesse profissional. Sugiro abordar este problema de forma tática: fique livre para fazer o que quiser no Facebook e Instagram, mas mantenha seu LinkedIn profissional, elegante e relevante. Ainda farei um artigo só sobre este tema!

         Curriculum é um abridor de portas. Sênior ou júnior, ninguém vai te contratar pelo que lerem no seu curriculum. O entrevistador e seu futuro empregador querem conversar com você antes de tomar uma decisão. Portanto, a única coisa que seu curriculum precisa fazer é conseguir provocar essa primeira conversa. Recomendo fortemente que seu curriculum tenha apenas uma página e seja focado nos pontos altos da sua carreira profissional. Não é a hora de ser completo, é uma oportunidade para ser assertivo: porque vale a pena conversar com você? Se for o caso, tenha um currículo para cada situação. Eu, por exemplo, tenho um currículo para investment banker, outro para professor e outro para membro de conselho de administração.

          A entrevista é uma reunião para vender e para comprar. Como toda reunião, você tem que ter um objetivo, pois do contrário você não tem como auferir se a sua reunião teve sucesso ou não. É claro que seu objetivo é ter um emprego, mas na entrevista (na reunião), seu objetivo deveria ser: i) convencer o entrevistador que você é o melhor candidato para a vaga (vender) e ii) se convencer que a oportunidade realmente te interessa (comprar). Entrevista é uma via de duas mãos!

          Sobre comprar... poucos candidatos estão prontos para comprar. Poucos fazem a lição de casa, estudam e empresa e os entrevistadores, e a indústria. Se você quiser trabalhar com investment banking, é uma boa ideia pesquisar as transações que aquela pessoa ou banco se envolveu recentemente, por exemplo.

           Sobre vender... poucos candidatos estão prontos para vender. Quando eu pergunto porque um banco deveria contratar um candidato (e eu faço este experimento em sala de aula) a resposta que eu mais ouço: sou comprometido, trabalho duro, gosto de desafios, trabalho bem em equipe, tenho atenção a detalhes (e variações). O indivíduo poderia bem se candidatar a banker ou baker (padeiro) na padaria mais próxima... Os candidatos vendem as razões que não os diferenciam de absolutamente ninguém... e ainda acham que estão arrasando.

"Os candidatos vendem as razões que não os diferenciam de absolutamente ninguém..."

          As razões porque alguém deveria te contratar devem ser concretas e objetivas. Devem ser específicas e relacionadas ao trabalho que será feito, e quanto mais únicas e particulares melhor. Quais são as 3 razões por que um banco (ou empresa) deveria te contratar para uma posição em [complete aqui com o que você quer fazer da vida]?

          Para se ir longe em um processo seletivo, e quem sabe conseguir aquele emprego dos sonhos, é fundamental ter estratégia. Quais são as 3 razões que te qualificam para aquela vaga devem estar claras para você e para o entrevistador, mas para se chegar na entrevista, o processo começa com "sair da toca", um curriculum efetivo e uma entrevista tática.

O significado de Equity Story

       O mercado de capitais e uma procura de emprego, apesar de à primeira vista parecerem situações completamente diferentes, compartilham diversas semelhanças. Quando você está comprando ações ou quando está procurando emprego, precisa ter preparo, conhecimento e confiança.

       No mercado de capitais, a equity story tem como objetivo convencer investidores a comprar certas ações. Ela enfatiza o diferencial da empresa em comparação aos concorrentes ao fornecer dados e informações que evidenciam o potencial da companhia. Da forma similar, em Fusões e Aquisições (F&A), a investment thesis precisa convencer os investidores a seguirem, ou não, com certo investimento.

       No ambiente profissional, é preciso saber se vender, principalmente no momento da seleção. A entrevista de emprego consiste em convencer o recrutador que você é a melhor opção para a vaga. Ou seja, o candidato precisa saber como contar sua própria equity story.

       Não importa quão simples ou incrível a história seja, o candidato deve considerar como ela será contada e aplicar suas melhores ferramentas para fazê-lo. Algumas horas de preparo mental prévio podem ser decisivas, pois para se manter a calma durante uma entrevista, a preparação é a chave. Quanto mais preparado for um candidato, mais confiante e relaxado estará para ter uma conversa sobre sua história e sobre seus objetivos e evitar trazer apenas qualidades técnicas e frases feitas.

       Toda história é contada segundo uma perspectiva. O ponto de vista escolhido tem efeito no teor da história, bem como na conexão que o expectador desenvolve com aquilo que está sendo contado. Sendo assim, é preciso entender o seu expectador.  É fundamental pesquisar sobre a empresa na qual se deseja entrar e sobre o entrevistador, para alinhar suas habilidades e valores profissionais com a cultura organizacional. Leia tudo o que você puder encontrar sobre a organização e sobre o seu entrevistador.

       É preciso ser criativo, pois não há um formato predefinido com uma estrutura fixa na qual os dados possam simplesmente ser imputados. As pessoas que chegam à entrevista confiantes, com suas próprias ideias, histórias, opiniões e perspectivas, são mais propensas a receber uma oferta.

       Não existe regra, mas o candidato precisa ser firme, honesto e consistente. Construa, prepare e ensaie sua equity story. E convença: "Você não teve sorte quando foi convidado para uma entrevista. A empresa teve sorte quando você apareceu. Confie em quem você é!”.

       Quando estiver pronto, conte para nós: 

Por que deveríamos te contratar?
Você deseja entrar em um dos principais bancos de São Paulo, e para isso deve convencer o Managing Director, a contratar você.
Liste pelo menos 3 motivos.

Quem você contrataria?

52

Persistência, trabalho duro e suar a camisa são meus valores. Energia, vigor e curiosidade o que me move e, quero estar entre os bons, para me inspirar e um dia me considerar suficientemente bom

51

Estudante de instituições de ensino de alta qualidade

Facilidade de aprender 

Pretensão de construir carreira na área

50

Todo minha formação é voltada para a área financeira e trabalho diretamente com isso hoje em dia

Recebi referência e relatos de pessoas que atuam na área e estou buscando me aperfeiçoar cada vez mais para ingressar

Acredito que será uma experiência construtiva para ambas as partes e posso ajudar nas tomadas de decisões

49

Resiliente

Boa capacidade analítica 

Boa capacidade de aprendizado

48

Eu tenho a capacidade de lidar com assuntos múltiplos e uma vasta visão comercial

Sou motivado por resultados e não tenho restrições de tempo ou pessoas

Tenho forte communication skills adapta para vários contextos 

47

Tenho capacidade de originar novos deals para as áreas de IB: DCM, ECM e M&A

Consigo entregar receita acima da média da área ao fim do período

Irei me debruçar full time na política do banco e entender exatamente como ser um banker de sucesso aqui dentro

46

Entende de finanças (fiz o curso de IB da Saint Paul)

Experiência no mercado financeiro 

Desenvolver projetos para o time de research do banco

45

Quero ganhar muito dinheiro

Não tenho problema em abdicar da vida pessoal pela profissional

Gosto de ambiente competitivo

44

Eu vou ter resultado

Eu vou ganhar dinheiro

O banco vai ganhar ainda mais dinheiro

43

Focado em novos aprendizados e desafios

Experiente no ramo, já participei de diversos estudos de casos com uma taxa alta de sucesso em sua finalização

Quero fazer parte dessa empresa que é um marco no ramo, agregar e absorver conhecimento 

42

Capacidade de adaptação e entrega

Profundidade Técnica

Bom relacionamento com diversas áreas

41

Determinação

Gosto pelo aprendizado

Ficar rico

40

Se eu trabalhar em um banco da faria lima, significa que estou no caminho de me tornar o profissional que almejo

Ter capacidade e conhecimento para ajudar financeiramente e tecnicamente

Visão macro

39

Vontade de aprender sobre o negócio

Disposição a me dedicar muito a empresa

Oportunidade de viajar

38

Cultura do banco alinhada com meus valores: Giving back

Perfil: Detalhista / Disciplinado / Gosta de criar / manter relações

Resiliência / Excelência (carreira)

37

Porque eu sou ambicioso: eu quero mais dinheiro, sucesso, vivência, experiência, pessoas e mais

Porque eu sou curioso: eu que saber como funciona, porque funciona, como eu faço melhor

Porque eu não desisto: eu não desisto de alcançar minha ambição

36

Porque gosto de conhecer profundamente o negócio dos clientes e identificar oportunidades de agregar maior valor aos interessados

35

Área conceituada com reconhecimento no mercado

Exposição e abertura ao conhecimento

Por ter experiência na área posso agregar valor ao  banco

34

Nunca perco prazos

Faço as coisas acontecerem otimizando recursos 

Vou resolver seus problemas antes que você se de conta que os tem

33

Dinheiro

Poder

Aprendizado / Conhecimento 

32

Experiência no mercado de capitais (captação de dívida). Conhecimento da estrutura do processo de emissão de dívida

Participação em deals de diversos segmentos do varejo, sucroalcooleira

Conhecimento de DF, Valuation e apresentações para investidores (Road Show)

31

Faço o que for necessário

Aprendo mais rápido que 99% das pessoas

Quanto maior o projeto, maior meu interesse 

 

30

Tenho paixão por argumentar, mesmo aquelas que se contradizem, penso rápido

Sou extremamente inconformada, tudo que faço bem é sempre pouco

Consigo visualizar oportunidades e tenho obstinação por concretizá-las

29

Acredito que nesse primeiro momento não importa tanto o que vou falar, porque seja lá o que vou escrever ou o motivo que der, a empresa terá de me contratar para saber se é tudo verdade. Mas se a sorte, competência e o acaso me derem a felicidade de ser contrato em meio a diversos motivos escritos, então terei a chance de provar que sou mais que três motivos e retribuir fazendo o que eu amo por uma empresa que vou respeitar e esperar com toda a humildade poder super as expectativas iniciais e ir além.

28

Estou me preparando diariamente para essa oportunidade 

A indústria de IB tem um papel extremante importante que me brilho os olhos

Desejo estar entre os melhores e o MS é uma referência da industria 

27

Aqui esta os melhores. Eu quero estar os melhores

Ganhar / conquistar clientes (ego/cultura)

Ganhar dinheiro . Futuro diferente

26

Conhecimento amplos em expansão sobre mercado financeiro

Facilidade de aprendizado e adaptabilidade

Dinâmico / ousado para tomadas de decisões    

25

Porque estou buscando conhecimento, buscando atualização constante

Proatividade, possuo iniciativa

Experiência, intimidade com a área

24

Sou muito bom em montar quebra-cabeça

Eu me pago

Me dê a chance de lhe surpreender

23

O banco precisa de um banker com minhas habilidades

Comercialmente é minha paixão, ser negociador, achar os melhores interesses entre eu o cliente e as oportunidades que eu tenho em mãos

Gosto do mundo real falar com investidores, participar de negócios, analisar empresas

Tenho metas, sonhos e objetivos grandes e pretendo alcançá-los e nesse banco vejo que posso consegui-los 

22

Prosperar: A área que atuo hoje em dia, tem limite de tempo, ou seja, a idade é desfavorável para prosperar e a área de M&A remunera bem

Trabalhar com IB vai me dar sensação de maturidade. O que eu faço hoje me deixa marginalizado

Gosto de desafio e de trabalhar duro e prezo meritocracia

21

Porque eu sou advogado com 6 anos de experiência em operações de fusões e aquisições e em processos de IPO e por isso posso contribuir na elaboração / revisão de todos os documentos jurídicos da operação

Porque o banco precisa de profissionais completos e vendo a "big picture"

Porque conheço diversos advogados dos grandes escritórios de SP e pode facilitar o processo de negociação com advogados

20

Sou organizado, determinado, trabalho bem em ambientes de alta tensão

Gosto de trabalhar em equipe, sempre respeitando os valores culturais da empresa

19

Princípios de éticas, alinhar a expectativas de clientes junto com a instituição

Trabalho árduo para realizar as tarefas de forma objetiva

Analise criteriosa para tomada de decisões em tempo hábil por se tratar de um mercado dinâmico    

18

Automotivado e com "sangue nos olhos". Quero mostrar que jovens da periferia podem mudar de via e competir fortemente no mercado

Aprendo rápido

Tenho muita vontade de ganhar dinheiro

17

Eu gosto de analisar e aconselhar grandes clientes em como agregar valor em uma fusão

Eu tenho foco no resultado, que alimenta o trabalho

16

Quando tive a oportunidade de trabalhar 15 horas por dia no meu emprego (incluindo fds), para entrega um projeto, durante 2 meses, nunca fui tão feliz

Amo trabalho com projetos diferentes e fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo

Tenho extrema ambição pela minha carreira

15

Quando eu quero alguma coisa, eu corro atrás e faço com qualidade

Tenho o objetivo de me tornar reconhecido pelo meu bem trabalho

Quero ser visto com respeito e estar no topo dos melhores de IB

14

Porque sou hardworking, gosto de desafios e de aprender muito

Porque eu comprometo a trabalhar duro pelo sucesso da equipe e das operações do banco

Porque eu gosto de trabalhar em equipe e queria trazer muitos deals para o banco

13

Lido (e leio) bem com as pessoas e situações

Sou especialista em análise setorial

sempre busco me atualizar

12

Habituado em trabalhar em ambiente e mercado extremamente competitivo

Capacidade de entrega

Conhecimento, habilidades e atitudes

11

Dupla graduação em economia e direito, conhecimentos amplos

Aprendizado rápido e autônomo, se necessário 

Capacidade de trabalhar sob pressão, no sentido de entrega de prazos

10

Sou movido a desafios e IB é cheio 

Comprometido e lealdade é uma característica forte no meu trabalho

Agrego muito ao trabalho com força de vontade para ser sempre melhor

9

Acreditar na filosofia e missão do banco, e atender o cliente unindo os interesses

Resiliente em atender as demandas dos clientes

Dedicação e vontade de ver negócios (do cliente) prosperando

8

Eu tenho ambição por acelerar minha carreira

Por gerar resultados e conhecimento para mim e para o Banco

Por aplicar aquilo que aprendi

7

Extremamente motivado a aprender os skills necessários

Muito enérgico

Apaixonado pelo mundo corporativo 

6

Busca por conhecimento e esto sempre aprendendo 

Facilidade para trabalho em equipe

Visão de longo prazo com resiliência e sentimento de dono

5

Visão sistêmica e de outras áreas

Facilidade aprendizado e proatividade

Fácil adaptação e esforço

4

Sou uma pessoa inovadora e procuro adaptar as mudanças de mercado procurando caminhos melhores

Tenho características para atender a necessidade do cliente

Busco aprimorar novos mercados

3

Pró ativo

Aprendo rápido

Bom com números

2

Ativo relacionamento interpessoal

Dedicado ao compromisso firmado 

Foco no objetivo estabelecido 

1

Mesmo novo, possuo experiência no mercado real, venho de família de comerciantes e empreendedores, habilidades que me acompanham, e possuo habilidades técnicas importantes, como aprender facilmente sobre qualquer tema ou conteúdo

Contate-nos

Faça parte do nosso Mailing

Nos acompanhe nas Mídias Sociais

  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone