Pitchbook

 

          O termo pitchbook empresta o conceito do baseball, onde o pitcher é o responsável por lançar a bola. Assim, na indústria de IB, realizar um pitch significa lançar uma ideia. Normalmente um pitchbook é apresentado em formato de PowerPoint e é criado por bancos, butiques e/ou instituições financeiras com o propósito de apresentar aos potenciais ou atuais clientes serviços de fusões e aquisições, reestruturação e/ou estrutura de capital (dívida e capital próprio) e oportunidades de investimento.

          O pitchbook é importante para realizar uma transação de Investment Banking, pois é o primeiro passo para captar um cliente, adquirir um mandato e convencer o Conselho de Administração a aprovar a ideia do possível deal. O objetivo do banker é transmitir credibilidade através da sua análise e, com isso, agregar valor para o cliente e fazê-lo se engajar na proposta e na ideia gerada.

          Não existe roteiro pronto para um pitch. O conteúdo pode ser teórico ou prático, contendo de cinco a mais de cem páginas, dependendo do objetivo do material e do estilo de quem o prepara. Normalmente são colocados os tópicos mais relevantes para cada fase e objetivo da transação. Abaixo, segue um exemplo de um outline para pitchbook.

  • Capa (Nome do projeto, Título e Data)

  • Agenda

  • Time e Credenciais

  • Sumário Executivo (Apresenta o objetivo da apresentação e principais conclusões)

  • Diagnóstico (Qual o problema que se irá solucionar ou qual oportunidade que foi identificada)

  • Alternativa ou Opções Estratégicas (Resumo com as alternativas propostas)

  • Execução (Detalhamento da alternativa escolhida com passo de execução)

  • Anexos 

 

Como elaborar um pitchbook de sucesso em Investment Banking

          Um pitchbook de sucesso tem como objetivo convencer pessoas importantes e especialistas sobre um determinado assunto, por isso, deve ter consistência, elegância e ser bem estruturado. É crucial desempenhar uma apresentação assertiva e objetiva, sem enrolação e suspense. Ficar apenas no “bate-papo” não gera resultados.

          A partir disso, foram preparadas algumas dicas pelo José Roberto Securato Junior, retiradas do texto “Como fazer um Investment Banking Pitchbook!”, direcionadas para quem deseja realizar um pitch de alta qualidade e atingir os resultados almejados.

  • “Estude o assunto, faça anotações, pesquise! É difícil propor um outline sobre algo que você não conhece. As principais fontes de informações incluem: i) a própria empresa, ii) a mídia especializada, iii) concorrentes, e quando disponível, iv) relatórios de research dos bancos. Tenha certeza que você não deixou nada relevante (e óbvio) de fora da sua análise

  • Planeje! Ao montar uma página para um pitchbook, comece com o seu planejamento. Como esta página agrega ao story line da apresentação como um todo? Qual mensagem você busca transmitir? Qual será a estrutura da página? Quais elementos não podem ficar de fora do material? Busque um equilíbrio entre dados qualitativos e quantitativos. Não seja óbvio

  • Seja preciso! Não erre contas, gramática, formatação, fontes. Nada é mais degradante do que erros na apresentação, especialmente aqueles erros que GRITAM na página. Revise o seu trabalho, tanto na tela quanto no papel

  • Critique o produto final! Quando a página estiver feita e acabada, se pergunte se ela faz sentido. Todos os elementos dela estão corretos? Todos os elementos que estão na página deveriam estar na página? Aquele gráfico lindo que você fez e ocupa 1/4 da página é tão importante assim?? Ou dava para dizer a mesma coisa com um bullet point em um lugar mais apropriado? Se você é inexperiente ou está inseguro, peça uma segunda opinião”

 

          Como observado acima, o pitchbook é uma etapa essencial para a área de Investment Banking, com relevância em todo o processo da transação. O banker deve dominá-lo, pois o pitch está presente em seu dia-a-dia desde o começo de sua carreira.

Como apresentar um Pitchbook com Eficácia

Contate-nos

Faça parte do nosso Mailing

Nos acompanhe nas Mídias Sociais

  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone