entrepreneur-1340649_960_720.webp

Valuation para Startup

As startups vem reinventando todos os mercados, com ideias e formas de executá-las diferente do tradicional. Estão alterando todo o formato organizacional de uma empresa tradicional e sua cultura para conseguirem atender as novas gerações que possuem proposito diferentes das anteriores.

Estes aspectos são conhecidos por todos, porém a um outro ponto mais especifico que vem trazendo novos debates e estudos. A avaliação destas empresas (Valuation) está se mostrando algo diferente do que estamos acostumados, devido ao crescimento exponencial em um período curto de tempo, coisa que não se via no passado. Este novo fator altera o formato que as projeções eram feitas.

 

Tudo ainda é novo e está começando a ser debatido, por isso trazemos aqui uma Tese (Classificação, Seleção de Investimento e Valuation de New Ventures e Startups) que foi escrita sobre este assunto para começarmos a incentivar este debate sobre um tema altamente relevante nos próximos anos.  

Essa tese examina como a seleção de investimentos e a avaliação econômico-financeira de new ventures startups variam ao longo do ciclo de vida destas companhias.

 

A abordagem de pesquisa foi estruturada em 3 fases: i) revisão da literatura em new ventures e startups; ii) um questionário para 105 investidores qualificados e entrevistas públicas sobre perspectivas dos investidores; e iii) modelagem do retorno esperado ao longo do ciclo de vida das new ventures e startups com base em regressões robustas.

 

Existem fortes evidências de que as expectativas dos investidores variam ao longo do ciclo de vida de uma startup ou new venture. Empreendimentos mais novos estão focados em sobrevivência, enquanto empreendimentos mais maduros buscam se tornar relevantes nos seus mercados. À medida que o novo empreendimento supera obstáculos e alcança certos marcos, a percepção de risco-retorno muda significativamente.

 

Essa tese de doutorado apresenta o Método de Valuation com base no Ciclo de Vida da empresa, preenchendo uma lacuna em valuation de new ventures e startups.

arte tese boss.png

Esta tese foi apresentada e aprovada no dia 29 de janeiro de 2021 ao Programa de Doutorado em Administração do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Recomendado para Você!

curso de valuation .png

Aperfeiçoe suas técnicas ou aprenda agora com o curso mais completo de Valuation do mercado.

Faz parte de uma startup? Saiba como fazer um Pitch que impressionará os investidores!