top of page

IPO E FOLLOW-ON DO PAGSEGURO DIGITAL

O PAGSEGURO abriu uma "nova linhagem" de ações brasileiras no mercado de capitais global para depois ser seguida pela Stone. Destaques positivos para o mercado de capitais brasileiro.




No seu redhering, o PAGSEGURO sugeriu um preço entre $17,50 - 20,50. O IPO saiu na NYSE a $21,50 (acima do "offering range") para subir 33% no primeiro dia, chegando a $29,20. Aos 01/Mar/18, a ação fechou a $31,12 acumulando uma alta de 44,7% desde 22/Jan, um pouco mais de um mês. LINDO! Goldman Sachs e Morgan Stanley lideraram a oferta.




Em 26/Jun, PAGSEGURO completou um oferta subsequente (em inglês, FOLLOW-ON) a $29,25 - o mesmo preço do fechamento do primeiro dia de negociação pós IPO. Quem assistiu a minha aula sobre bookbuilding entende porque isso não é uma coincidência - a demanda pelo papel a este preço já existia na data do IPO.




Segundo relatório do BTG Pactual, a segunda oferta pegou o mercado de surpresa pois não teria respeitado o período de lock-up, o qual teria sido flexibilizado pelos bookrunners. E eu nem sabia que isso era possível… Naturalmente, quando a empresa anunciou o Follow-on, as ações caíram 13% para cerca de $28 dramatizando a situação. Algumas notícias colocam bancos e vendedores como vilões, e a queda das ações seria quase que uma merecida punição.




Mas o mercado é pragmático, desprovido de emoção e sentimento. Os investidores institucionais (para simplificar, entenda como "grandes investidores") provavelmente venderam porque acreditaram que teriam a oportunidade de comprar novamente no follow-on com desconto. E como já constatamos, havia demanda pelas ações a $29…




É nessa hora que a PFB - pessoa física bobinha - perde dinheiro. Como ela não acompanha o que está acontecendo no mercado, tenho certeza que muitos se assustaram e venderam suas posições a $28. A PFB está normalmente na ponta errada…




Pós Follow-on à $29,20, a ação sustentou o preço por volta de $27-28. Em novembro de 2018, a ação começou a cair e não parou até chegar a $17.50 em 17/Dez/18 e voltou a subir para $29 em 05/Abr/19. [se você souber o que explica este movimento, comente abaixo]




Coincidentemente, terminamos o ciclo no mesmo preço do primeiro dia de negociação.




O PagSeguro é o pioneiro e líder no mercado brasileiro de meios de pagamentos online. Pertencente ao UOL, empresa líder da internet brasileira, o PagSeguro possui em seu portfólio soluções de pagamentos para o comércio eletrônico, atendendo lojas virtuais, e também para estabelecimentos comerciais.






Nota: todos os preços estão em USD/ação.





José Securato é Sócio-Fundador da Saint Paul Advisors, uma boutique de M&A.




Quer publicar com a gente? Envie seu artigo para Investmentbanking.com.br@gmail.com



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page