Um dia de um analista em um banco de investimento

Atualizado: 7 de Ago de 2019

O analista terá uma reunião com o cliente na próxima sexta-feira. No entanto, o cliente deseja uma versão completa da apresentação para amanhã (amanhã na linguagem de um Banker = o cliente lerá apenas quando tiver uma oportunidade). Para dar conta do recado, ele não sairá do banco antes das 4H00 da manhã.

Relato da vida amarga de um analista de Banco de Investimento através de um e-mail

Esta é a rotina de uma analista dentro de Banco de Investimentos.

Como serão as horas trabalhadas? Quanto realmente ele trabalha? O analista realmente usa o Instagram o dia todo e só trabalha à noite?

Alguns dias você ficará tão ocupado que, discretamente, precisará de uma garrafa embaixo da mesa, caso precise ir ao banheiro.

Haverá dias que o analista não terá nada para fazer. Com isso, se dará o luxo de almoços de 3 horas e passar por todo o feed de stories no Instagram.

Trabalhar em Investment Banking é como usar drogas: em suas boas viagens, você dança em nuvens de marshmallows, cercado por belas mulheres (ou homens) lhe servindo frutas em taças de cristal. Em suas viagens ruins, você arranha seus olhos e pula do prédio.

Este é o relato de uma “viagem ruim” que realmente aconteceu durante 24 horas.

7H30 – Fui acordado pelo Asssociate #1 perguntando onde eu estava. Ele me disse para chegar às 8H00 e entregar um relatório de atividades. São 7H30 da manhã, e ainda estou em casa. Uma nuvem de pânico pairou sobre minha cabeça. Caí da cama, tomei banho e fui direto para o escritório.

8H00 até 9H00 – O Associate #1 me entrega uma versão corrigida do relatório de atividades em questão. A maioria das alterações consiste em gramática, concordância verbal e formatação. Mandei para o time as 8H55, logo antes da reunião que ocorrerá as 9H00.

9H00 até 10H00 – Nosso time de investimentos conversa com o gerente a respeito de seus possíveis compradores e, em seguida, marca reuniões com eles.

Estou vagamente escutando a reunião, ao mesmo tempo em que trabalho em um Pitch Book para um IPO – ser multitarefa é fácil, quando tudo que se precisa fazer é copiar e colar informações do excel para o ppt.

12H30 – Enviei o rascunho do Pich Book de um IPO para os três Managing Directors que participarão da reunião do dia seguinte. Essa é a versão “final”, ou seja, tudo será riscado e refeito nas próximas 24 horas.

12H45 – Um dos Managing Directors está viajando e pediu um Briefing Book da empresa que estamos assessorando, pois ele não sabe nada à respeito dela. Não é possível enviar esse documento via FedEx, pois ele está a 3.000 quilômetros de distância e precisa deste material o mais rápido possível (ASAP) – será preciso transformar o documento em pdf.

13H00 – O Associate #1 me deixou uma revisão da apresentação que estamos preparando para outro cliente. Ele me disse para terminar a apresentação até às 17H00, para que ele possa fazer mais mudanças e implementar tudo até amanhã de manhã. Eu irei virar a noite para terminar a apresentação.

13H30 – O Managing Director que recebeu o Briefing Book ligou para o Associate #2 do meu time e “bateu” nele por enviar um material com 100 páginas, alegando que demora 30 minutos para imprimir tudo.

O Associate #2 é quem leva a pancada, devido ao fato dele ser o responsável, com isso, evito a pancada.

15H00 – Starbucks é o sangue que corre pelas veias de um analista de banco de investimentos.

Neste momento, eu me encontro com um amigo que está cuidando das entrevistas para Private Equity e discutimos como está o processo.

15H30 – Após conversar com o nosso time de Equity Research, o Managing Director decide alterar a métrica de análise do nosso Pitch. Terei que refazer a maior parte do meu trabalho.

17H00 – Acabei a apresentação do outro cliente que o Associate #1 me pediu. Agora é esperar um feedback e continuar revisando o Pitch para o IPO.

19H30 – Estou jantando em minha mesa. Hoje não tenho tempo para comer com o pessoal, contudo, é comida japonesa, então estou satisfeito. Enquanto isso, alguém da área de Equity Research, responsável por IPOs, vem até mim e me pede para explicar o raciocínio da análise que o Managing Director indicou.

22H00 – Recebi as últimas alterações do Pitch propostas pelo time. Não deve demorar muito para alterar, no entanto, o time de impressões só volta à meia-noite, o que significa que eu ficarei no escritório até uma da manhã no mínimo.

22H15 – Enquanto eu realizo as alterações do Pitch, o Associate #1 me passou inúmeras alterações da apresentação que eu terminei às 17H00. Digo a ele que só poderei começar a implementar as alterações à partir da 1H00 da manhã, com isso, o Associate #1 me disse, “se vira”.

01H00 – Notei uma inconsistência no primeiro slide do Pitch – o preço das ações foi atualizado, porém o ppt não. É hora de checar todos os slides novamente.

02H00 – Terminei de checar os slides, é hora de imprimir tudo.

02H15 – As impressoras estão superaquecidas e sem tinta. Como é tarde, a equipe de impressão/ produção desapareceu e agora me tornei a equipe de produção.

02H15 até 2H30 – Eu preciso colocar tinta e reiniciar as impressoras, para isso, peço a ajuda de outros analistas.

04H00 – Vou para casa dormir. Precisarei acordar as 6H00 para finalizar a apresentação que o Associate #1 me pediu para “terminar até amanhã de manhã”.

06H00 – Dormi demais, o Associate #1 já está acordado e enviou inúmeras mensagens perguntando onde está a apresentação, que deverá ser enviada ao cliente nesta manhã. Eu disse a ele que fiquei a noite toda trabalhando no Pitch, e precisei tirar uma hora de sono, entretanto, a apresentação será enviada até às 09H00 para o cliente.

06H15 até 6H30 – Ao chegar no escritório, me deparo com inúmeros e-mails do Associate #1, dizendo que eu deveria ter alinhado com a equipe a respeito da apresentação para o cliente.

08H00 – O Associate #1 coloca o pé no escritório enquanto eu clico no comando “Ctrl + B” para salvar. Digo a ele que estou prestes a mandar a apresentação.

Ele me ordenou enviar dois e-mails. O primeiro para anunciar o encaminhamento do material, e nos próximos dois minutos, outro com a apresentação.

Eu ignoro o Associate #1 e só envio um e-mail com a apresentação.


Ass: Um analista


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